Prefeitura promove diversas ações de preservação e recuperação do patrimônio ambiental

Por Jô Vital - em 661

Reaproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado, do material orgânico retirado da Poda Programada, substituição dos copos plásticos descartáveis por canecas de uso contínuo e diversas outras ações estão sendo implementadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em áreas públicas da cidade.

As ações têm o objetivo de promover a mudança de mentalidade e comportamento, com atitudes que contribuem para um meio ambiente mais saudável, reaproveitando e economizando recursos naturais. A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) deu o primeiro impulso para que essas ações sejam implementadas, instalando em seu prédio o Jardim Sustentável.

O sistema de ecodrenagem reutiliza a água de todos os aparelhos de ar condicionado para irrigação do jardim. O mesmo sistema foi instalado no jardim do Gabinete do Prefeito, onde é captada a água expelida pelos drenos de 14 aparelhos, entre 8h e 17h. Em 22 dias de expediente são armazenados, em média, 1.892 litros de água que são reutilizados na irrigação.

Os bancos e mesa que estão no jardim da Semam foram feitos aproveitando o resto de madeira da Poda Programada. Os restos de galhos também são triturados e transformados em adubo. Esse adubo orgânico é preparado no Viveiro Municipal de Plantas Nativas e usado nos jardins do CAM, bem como na adubação das áreas públicas, como praças e canteiros de ruas e avenidas. 

Treze profissionais, entre podadores, motoristas e trituradores realizam a poda, utilizando dois caminhões muck tipo sky, que têm um cesto que eleva o podador até a copa das plantas. Em seguida, os galhos são colocados no caminhão caçamba, que faz a trituração do resto da poda. A poda é feita com acompanhamento dos técnicos da Divisão de Arborização da Semam.

Copos de uso contínuo – Os servidores da Semam não estão mais utilizando copos plásticos descartáveis, que geram resíduos e contribuem para poluir o meio ambiente. Todos os servidores receberam uma caneca confeccionada com madeira de reflorestamento. As canecas estão sendo distribuídas com os demais servidores da PMJP e o objetivo é fazer com que todos os funcionários não utilizem mais copos plásticos descartáveis.