Programação especial na Bica marca comemoração do Dia do Índio

Por - em 842

“Todo dia era dia de índio”, essa frase de uma musica de Baby do Brasil revela a importância dos índios e no dia em que se comemora a data, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) junto com a diretoria do Parque Zoobotânico, a Bica abre suas portas para descendentes da etnia Tabajara.

As atividades se iniciaram com o plantio de uma muda de Pau Brasil, simbolizando o novo membro da tribo Cauê, que fará dois meses na próxima segunda-feira (22). O plantio faz parte do projeto “Nós Podemos Paraíba”, realizado em parceria com o Sistema Correio de Comunicação e que comemora o nascimento dos filhos de seus funcionários com o plantio e adoção de uma árvore.

Durante todo o dia o artesanato, livros e utensílios produzidos pelos índios Tabajara ficaram expostos na Bica. Em comemoração ao Dia do Índio, eles também apresentaram o ‘Toré’, dança ritual que consagra o grupo étnico.

O Cacique Ednaldo Santos e demais membros agradeceram a oportunidade de comemorar a data em meio à Mata Atlântica, “Mãe Natureza”, e lembraram que 750 descendentes dos índios Tabajara sobrevivem em comunidades ainda sem posse de suas terras.

O Dia do Índio na Bica contou com a presença do secretario do Meio Ambiente Edilton Rodrigues Nóbrega, da secretaria adjunta Wellintânia Freitas e do diretor do Parque Zoobotânico, Jair Azevedo além de técnicos da Semam.

Dados – Segundo o censo de 2010, vivem atualmente no Brasil 817 mil índios, o que corresponde a 0,4% da população brasileira. Na Paraíba, segundo a Funasa, habitam 20.750 índios, sendo 20 mil da etnia Potiguara, distribuídos em 32 aldeias nas cidades de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição. Outros 750 descendentes da etnia Tabajara vivem em aldeias nas cidades de João Pessoa, Conde, Caaporã, Pitimbu e Alhandra.