Projeto da Prefeitura que vai plantar mais de 6 mil árvores na Capital chega à 11ª região do OP

Por - em 1782

Arthur Araújo

PlantaçãodeMudas_foto_julianasantos 123O projeto Cidade Jardim, que está levando o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica para toda a cidade, chegou nesta sexta-feira (28) à 11ª Região do Orçamento Participativo (OP). No Bairro dos Ipês, o prefeito Luciano Cartaxo plantou a primeira das 430 mudas que serão plantadas em 20 bairros e comunidades. A ação vai se estender pelas 14 regiões orçamentárias da Capital, chegando a um total de 6.020 novas árvores plantadas em toda a cidade pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“A qualidade de vida passa diretamente pela preservação do meio ambiente”, destacou o prefeito. “Estamos chegando a cada uma das regiões da cidade com o plantio de novas mudas, sempre buscando envolver as escolas, para também criar essa consciência ambiental nas crianças e adolescentes”, complementou prefeito. Em todo o ano de 2015, 26 mil novas mudas serão plantadas pela PMJP.

A 11ª Região do OP é a segunda contemplada com a iniciativa, incluindo bairros como Mandacaru, Pedro Gondim, Bairro dos Estados e Bairro dos Ipês I e II. “Estamos priorizando aquelas regiões que apresentam a maior demanda por arborização e, seguindo essa sequência, vamos contemplar toda a cidade até o final do ano”, explicou a secretária municipal do Meio Ambiente, Daniella Bandeira.

PlantaçãodeMudas_foto_julianasantos 201As mudas plantadas são de espécies nativas da Mata Atlântica, todas cultivadas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas da PMJP. Entre as espécies estão o Ipê-rosa, Pau-formiga, Guapuruvu, Ipê-de-jardim, Urucum, Jacarandá-mimoso e Algodão-da-praia.

Entre os principais espaços contemplados estão as praças e parques. “A praça tem um papel fundamental de reunir as famílias e fortalecer os vínculos comunitários e levar as árvores até elas é o mesmo que aproximar a população do meio ambiente além de haver todo um resgate do paisagismo na cidade, que sempre foi vista como Cidade Jardim”, declarou o secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, Hildevânio Macêdo.