Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal emociona público no Parque da Lagoa
O projeto ‘Pôr-do-Sol no Parque’ recebeu nesta sexta-feira (9) o Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP). A apresentação, que foi gratuita, aconteceu no deck do Parque da Lagoa Solon de Lucena e emocionou o público que estava presente. Neste sábado (10), também às 17h, o Quinteto de Cordas estará no Anfiteatro da Estação Cabo Branco.
As apresentações fazem parte do projeto ‘Concertos Populares’ promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O objetivo é aproximar ainda mais o público da Sinfônica, que para isso apresenta, através de diversas formações, obras tradicionais e músicas de artistas brasileiros, valorizando as pratas da casa.
A dona de casa Dayana Sales mora no bairro do Varadouro e estava passeando no Parque da Lagoa quando começou a apresentação. “Eu tive que parar para assistir essa apresentação linda. Todo domingo eu estou aqui com meus filhos, mas vou vir toda sexta-feira agora também. Chega me emocionei com essas músicas”, afirmou.
A aposentada Terezinha da Silva também ficou encantada com o programa. Ela mora no bairro de Mandacaru e estava com uma amiga aproveitando o final de tarde. “Eu achei maravilhoso isso aqui. É um lazer muito grande com as pessoas caminhando e as crianças brincando. A coisa mais linda do mundo com esse pôr-do-sol”, ressaltou.
Quem também aproveitou o clima de fim de tarde foi a Irani Lourenço. Ela mora em Cabedelo e fez questão de vir novamente ao Parque. “Eu já tinha vindo uma vez e quando vi que ia ter de novo, vim só para isso. Se a gente for pagar num teatro, sai bem mais caro. Aqui a gente pode escutar música clássica de graça”, observou.
O programa do Quinteto de Cordas inclui peças eruditas, mas extremamente populares. É o caso de ‘Barbeiro de Sevilha’, ópera-bufa escrita por Gioacchino Rossini no século 19, aqui através dos arranjos para cordas de Jeff Manookian.
O grupo, formado pelos músicos Clovis Pereira Filho (violino), Thialyson Moura (violino), Daniel Espinoza (viola), Jorge Rossi (violoncelo) e Carlos Gómez (contrabaixo), também executa ‘Concerto para viola’, de Telemann; a famosa ‘Marcha triunfal’, de Verdi e ‘Meditação de Thais’, extraído da ópera de a ópera de Jules Massenet.
O programa ainda contempla duas obras do compositor pernambucano Clóvis Pereira, um dos criadores do Movimento Armorial, ‘No reino da pedra verde’ e ‘Mourão’, parceria com Guerra-Peixe, e ainda uma velha conhecida dos amantes do jazz, do soul e do blues: ‘Summertime’, de Gershwin, regravada por meio mundo de gente, de Ella Fitzgerald a Miles Davis, de Sam Cook a Janis Joplin.
Pôr-do-Sol no Parque – O projeto ocorre toda sexta-feira, às 17h, no deck do Parque da Lagoa. O clima de fim de tarde e as atrações culturais são peças fundamentais para o sucesso do evento, que reúne dezenas de pessoas toda semana.