Semam apoia e participa de treinamento da Capitania dos Portos

Por Jô Vital - em 520

Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vão participar e dar apoio logístico para o treinamento que a Capitania dos Portos fará na manhã desta quarta-feira, (4), no auditório da PBTur, em Tambaú. O treinamento será feito para comerciantes de pescados, pescadores, técnicos da Semam e donos de catamarãs, com orientações sobre o que deve ser feito, caso o litoral de João Pessoa seja atingido por manchas de óleo.

O treinamento faz parte de um conjunto de ações, promovido pela Capitania dos Portos, em várias cidades litorâneas do Estado. A ideia é treinar as pessoas que estão envolvidas diretamente em atividades litorâneas, para que, ao observarem manchas de óleo nas praias, elas acionem imediatamente as autoridades responsáveis pelo monitoramento do litoral. O treinamento também tem o objetivo de orientar as pessoas  para que, caso observem manchas, tenham segurança e cuidado no manejo, evitando acidentes e possíveis intoxicações.

Desde o surgimento das primeiras manchas no litoral de João Pessoa, em agosto deste ano, que os técnicos da Semam monitoram as praias. Foram feitas vistorias, em parceria com Capitania dos Portos, Ibama e representantes de prefeituras das cidades do litoral, nas áreas de corais nas piscinas naturais de Picãozinho e Seixas, com participação dos biólogos e geógrafos da Semam, que produziram fotos e vídeos das áreas. Durante as vistorias não foram constatadas manchas de óleo nas áreas dos corais.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a ação e a parceria com todos os órgãos ambientais foram fundamentais para que a PMJP se mantivesse em estado de atenção. “As parcerias com Capitania dos Portos, Ibama e prefeituras do litoral fortaleceram e criaram uma rede de atenção com o nosso litoral. Reforçamos que nossas praias estão limpas, livres das manchas de óleo e que a gestão municipal, mais do que nunca, se mantém atenta para qualquer ação emergencial”, afirmou ele.