Semam apresenta experiências de João Pessoa na área ambiental em evento nacional

Por Jô Vital - em 514

Os vinte e sete secretários de meio ambiente das capitais brasileiras, representantes de governos estaduais e federais e da sociedade civil estão reunidos em Curitiba, durante o XV Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), que tem como tema “A Natureza como Base para o Desenvolvimento nas Cidades”. O evento acontece até esta sexta-feira (23).

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está representada pelo secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, que fará uma explanação das ações de preservação e recuperação ambiental, desenvolvida pela PMJP. Entre as ações apresentadas no XV Encontro, o secretário de Meio Ambiente destacou o programa João Pessoa Carbono Zero e o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

João Pessoa Carbono Zero – A política ambiental da cidade segue o planejamento definido pelo programa João Pessoa Carbono Zero, lançado em abril de 2017, que tem foco na redução das emissões de dióxido de carbono. São ações de caráter prático, que já promoveram o plantio e a distribuição de mudas de árvores nativas, bem como a recuperação de áreas de nascentes, a exemplo da nascente do Rio Cabelo, onde foram feitas a limpeza e o plantio de mudas de árvores nativas e ainda o reordenamento dos estabelecimentos comerciais da orla da cidade, para que se adequem aos critérios e normas das leis ambientais, durante o licenciamento.

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa – Desde  março de 2018 a cidade de João Pessoa possui um instrumento imprescindível para elaboração das políticas públicas de meio ambiente. O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) foi elaborado pelos técnicos da Semam, com apoio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e suporte do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

O evento – O CB 27 é um Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras que tem o objetivo de fortalecer as Secretarias de Meio Ambiente, promovendo o intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e contribuir para ampliar as agendas ambientais.   Desde sua fundação, o CB27 conta com apoio institucional e financeiro da Fundação Konrad Adenauer Brasil e do ICLEI, associação mundial de governos locais, dedicados ao desenvolvimento sustentável em mais de cem países, oferecendo apoio para que as cidades desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade.