Semam dá continuidade ao trabalho de cuidado das árvores com a Poda Programada

Por Jô Vital - em 775

Seguindo um cronograma planejado, esta semana as equipes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dão continuidade ao trabalho de preservação do patrimônio ambiental, com as ações da Poda Programada.

Esta semana os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) estão no Bairro dos Estados, na Avenida Santa Catarina, Avenida Minas Gerais e Epitácio Pessoa. Na Avenida Santa Catarina, 44 árvores foram podadas, entre castanheiras, cássia mimosa, oliveira, ipês e mangueiras. São árvores de grande porte, que têm entre 20 e 30 anos, com pelo menos dez metros de altura.

Treze profissionais, entre podadores, motoristas e trituradores realizam a poda, utilizando dois caminhões muck tipo sky, que têm um cesto que eleva o podador até a copa das plantas. Em seguida os galhos são colocados no caminhão caçamba, que faz a trituração do resto da poda. Esse material triturado é encaminhado para o Viveiro Municipal de Plantas Nativas, para ser utilizado na adubação. A poda está sendo acompanhada pelo engenheiro agrônomo Martinho Queiroga, da Divisão de Arborização da Semam.

A poda é feita respeitando a arquitetura da copa das árvores, para evitar que os galhos atinjam os fios elétricos e veículos de grande porte, como caminhões e ônibus. A interferência não prejudica as plantas, que podem voltar a crescer de maneira controlada, sem riscos para a saúde das árvores.

A Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam disponibiliza o telefone 3264-1680 para a solicitação de podas de árvores em áreas públicas (praças e canteiros de avenidas e ruas), entre 8h e 12h e 13h e 17h.  A poda é solicitada, as equipes fazem um laudo sobre as condições da árvore e em seguida encaminham o pedido da poda, que pode ser feito pela Semam ou pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que também realizam a poda em árvores em áreas públicas.