Semam e Sedec promovem I Fórum Municipal de Educação Ambiental

Por Jô Vital - em 2365

A Constituição Federal Brasileira, de 1988, deixa claro que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Atenta a essa questão da educação e formação de novas gerações, sensibilizadas para as questões do meio ambiente, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promove, nos dias 7 e 8 de novembro, no auditório da Estação Cabo Branco, o I Fórum Municipal de Educação Ambiental, a partir das 8h30.

O Fórum está sendo organizado pelos profissionais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), voltado para educadores e profissionais que trabalham com educação e meio ambiente. O I Fórum tem o objetivo de discutir as práticas ambientais desenvolvidas pela Semam e pela Rede Municipal de Ensino da PMJP , bem como os resultados dessas práticas, no âmbito das escolas e dos Centros de Referência Municipais (Creis).

Na programação desta terça-feira (7), estão planejadas palestras que vão relatar diversas experiências que envolvem a educação ambiental no município, como as Hortas nas Escolas e Creis. Representantes das escolas também farão Relatos de Experiências sobre as ações educativas e o arquiteto da Semam, Jersey Barros, vai falar sobre arborização na palestra “O Lado Verde da Cidade, as Árvores e Arquitetura”. Serão exibidos filmes dentro da programação do Eco Cine e, para encerrar a manhã, haverá apresentação de um coral de crianças.

Já na quarta-feira (8), as atividades serão retomadas com exibição de filmes do projeto Eco Cine. Em seguida professor Luís Lima Leite fará uma palestra sobre ‘Sustentabilidade Ambiental’, seguido pelos Relatos de Experiências nas Escolas.

O coordenador do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, Carmelo Edson da Nóbrega, vai falar sobre ‘Compostagem de Resíduos Sólidos’. Jair Azevedo, diretor do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), vai ministrar a palestra sobre o ‘Tráfico de Animais Silvestres’. A manhã será encerrada com a apresentação do Teatro de Fantoches do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam).

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto, lembrou que todas as ações da Semam têm como eixo central a Educação Ambiental. “Do Licenciamento à Fiscalização, todos os nossos profissionais trabalham com uma abordagem educativa, sempre no sentido de informar às pessoas e sensibilizá-las para as questões de preservação e recuperação do meio ambiente. Isso sem falar que temos, na Semam, a Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep), que trabalha exclusivamente para fazer todo o mapeamento da cidade, subsidiando todos os outros setores. Educação Ambiental é uma ferramenta multidisciplinar e imprescindível nas nossas ações. O I Fórum Municipal vem ampliar  nossa parceria com a Sedec, mostrando que o tema da Educação Ambiental tem esse caráter transversal”, concluiu.