Semam fará treinamento para elaboração de inventários de emissões de gases de efeito estufa

Por Jô Vital - em 1352

Técnicos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) farão, entre setembro e dezembro deste ano, uma série de treinamentos online para elaboração de inventários municipais de emissões de gases de efeito estufa.

O treinamento é voltado para os profissionais da PMJP, com a supervisão dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), promovido pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

Inventário – O Inventário Municipal de Emissões de Gases de Efeito Estufa é uma ferramenta de diagnóstico que irá apoiar os processos de enfrentamento das mudanças climáticas no contexto local. A metodologia que será utilizada nas capacitações – o Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala de Comunidade (GPC) – é reconhecida internacionalmente e atende iniciativas globais como o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia e o Desafio das Cidades pelo Planeta.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que essa é uma iniciativa que tem o objetivo de envolver as diversas secretarias da PMJP que atuam na preservação e proteção do meio ambiente. “É já um resultado prático da adesão da PMJP ao ICLEI. Para nós é muito importante promover a atualização dos nossos técnicos e profissionais, com foco na preservação do patrimônio ambiental da cidade”, concluiu.

Capacitação – O treinamento será realizado por uma série de webinars (seminários online) entre os meses de setembro e dezembro de 2017, com o objetivo de capacitar as equipes municipais para que elaborem seus inventários de emissões de GEE. Serão disponibilizadas apresentações, atividades e materiais de apoio como acesso à ferramenta de cálculo de inventários ClearPath, apoio da equipe do ICLEI para esclarecimento de dúvidas  e avanço na elaboração do inventário. Qualquer funcionário da PMJP pode participar, se inscrevendo pelo e-mail semam.jpa@gmail.com  , informando nome completo, matrícula, cargo, órgão e endereço de e-mail para acesso à plataforma.

ICLEI – O ICLEI é a principal associação mundial de governos locais, dedicados ao desenvolvimento sustentável, cuja rede global conecta mais de 1.500 cidades e regiões de diversos portes, em mais de cem países. Movido pela causa de mobilizar os governos locais para construir cidades mais sustentáveis, o ICLEI oferece apoio para que desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade. Orienta-se pela premissa básica de que iniciativas elaboradas e dirigidas localmente podem fornecer uma maneira eficaz e economicamente eficiente para alcançar objetivos locais, nacionais e globais.

A  PMJP passou a integrar a rede global ICLEI desde o dia 10 de agosto deste ano. Ao associarem-se ao ICLEI, os governos beneficiam-se de uma série de oportunidades de treinamentos, participação em projetos internacionais, espaços em fóruns nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade e conhecimentos especializados promovidos pela organização. O trabalho em rede permite ainda que os governos locais se conectem e troquem experiências sobre políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e ampliem seu reconhecimento nessa agenda. O ICLEI América do Sul reúne 54 membros, em 8 países no continente, e impacta mais de 106 milhões de pessoas na Região.