Semam faz poda de árvores no Valentina Figueiredo

Por Jô Vital - em 572

Dando continuidade às ações de preservação e recuperação das áreas verdes de João Pessoa, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), fazem, essa semana, a poda de árvores no Valentina Figueiredo.

A Poda Programada é realizada seguindo as normas da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), respeitando a arquitetura das árvores, evitando que os galhos caiam sobre as pessoas e sobre os carros e que também atinjam a fiação elétrica. O engenheiro agrônomo da Divisão de Arborização da Semam, Martinho Queiroga, destaca que “a Poda Programada tem o objetivo de estabelecer uma convivência, em harmonia, das árvores com os demais elementos do meio urbano, como fios elétricos, prédios, o trânsito de veículos e pedestres, adequando as árvores ao ambiente que a circula”, concluiu.

Os técnicos da Semam têm o cuidado de avaliar as condições fitossanitárias das plantas, que recebem tratamento contra pragas e doenças. A Poda Programada contribui também dando um impulso para que as árvores das áreas públicas da cidade cresçam de forma mais vigorosa e se desenvolvam.

Técnica da Poda – No trabalho são utilizadas diversas técnicas, dependendo da condição das plantas. Na poda de formação, as árvores podem ser moldadas no formato e altura necessários, considerando o local e o espaço disponível. São removidos bulbos onde os galhos devem parar de crescer, desenhando o formato da árvore e determinando o espaço por onde a planta poderá crescer. Já a poda de levantamento elimina os ramos que estão até 70 centímetros de altura do solo, ajudando no controle de ervas daninhas, melhorando a distribuição de água. A poda de rebaixamento tem o objetivo de reduzir a altura dos galhos. Esse procedimento é feito com muito cuidado, usando as técnicas adequadas para diminuir o volume da copa das árvores.