Semam faz poda nas árvores dos cemitérios de João Pessoa

Por Jô Vital - em 772

Casseas, jambeiros, fícus, castanholas e ipês, árvores mais comuns nos cemitérios de João Pessoa, estão sendo podadas pelas equipes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), intensificando os preparativos dos espaços para o Dia de Finados.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) incluíram as áreas verdes dos cemitérios na Poda Programada.  Essa semana está sendo feita a poda das árvores do Cemitério São José, em Cruz das Armas. As árvores do Cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados, já receberam o tratamento.

Como é feita – A Poda Programada é coordenada pelos técnicos da Semam, que observam a arquitetura das plantas e avaliam as condições fitossanitárias das árvores. Quando apresentam algum fungo ou outra praga, as árvores, depois de podadas, são tratadas. A poda protege as plantas, contribuindo para dar um impulso para que cresçam de forma mais vigorosa e se desenvolvam e também evita que os galhos caiam sobre as pessoas e sobre os veículos.

As técnicas utilizadas dependem da condição das plantas. A poda de conformação molda a planta no formato e altura necessários, considerando o local e o espaço disponível. Neste caso é feita a remoção de bulbos onde os galhos devem parar de crescer, desenhando o formato da árvore e determinando o espaço por onde a planta poderá crescer. Já a poda de levantamento elimina os ramos que estão até 70 centímetros de altura do solo, ajudando no controle de ervas daninhas e melhorando a distribuição de água. A poda de rebaixamento tem o objetivo de reduzir a altura dos galhos. É feita com muito cuidado, usando as técnicas adequadas para diminuir o volume da copa das árvores.

Os cortes são feitos utilizando um caminhão muck e os restos dos galhos são triturados e encaminhados para o Viveiro Municipal de Plantas Nativas. Esses galhos são transformados em adubo orgânico, que é usado nos canteiros públicos, praças e parques da cidade.