Semam faz replantio de mudas de árvores nativas em Mangabeira

Por - em 539

Jô Vital

 

Áreas verdes contribuem para diminuir a temperatura e a poluição sonora nas cidades, criando conforto ambiental, imprescindível para a qualidade de vida e saúde da população. Atenta ao patrimônio ambiental da cidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vem promovendo o replantio de árvores e a recuperação de áreas degradadas.

Nesta terça-feira (19) foi feito o replantio de vinte mudas de pau formiga, numa área perto do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma). Segundo o engenheiro agrônomo da Semam, Martinho Queiroga Salgado Sobrinho, coordenador de Plantio do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, “as mudas foram produzidas pelo Viveiro, que é mantido pela PMJP, tem aproximadamente dois metros e em três anos estarão produzindo sombra no local”.

Viveiro Municipal – O Viveiro está localizado no Sesc Gravatá, no Valentina Figueiredo. Ocupa uma área de 1.200 metros quadrados. No Viveiro são produzidas anualmente cerca de 60 mil mudas de árvores, utilizadas na arborização urbana de João Pessoa, em praças, avenidas e canteiros e ainda distribuídas com a população.

O município de João Pessoa tem uma área de 211, 474 km², segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, assim como toda a região costeira da Paraíba, encontra-se dentro do domínio da Mata Atlântica. A cidade possui 86 áreas de remanescentes vegetais, totalizando 3.439,58 hectares, contando ainda com áreas de mangue (1.060,25 hectares) e cento e sessenta hectares de arborização urbana. O índice de cobertura vegetal é de 30,67%, considerado satisfatório para a qualidade de vida da população.