Semam fiscaliza áreas verdes e constata sinais de invasão em unidade de conservação estadual
Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vistoriaram uma área considerada unidade de conservação estadual (UC), de responsabilidade do Governo do Estado, por trás do Centro de Convenções do Estado, e observaram várias clareiras abertas no meio da mata, com sinais de invasão.
A equipe da Semam fez o registro fotográfico do local e a medição da área para quantificar o quanto de área verde foi invadida. O relatório técnico será encaminhado para o Ministério Público da Paraíba e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).
As áreas consideradas unidades de conservação são protegidas por leis estaduais e federais. Neste caso, como se trata de uma UC estadual, cabe ao Governo do Estado as providências com relação à fiscalização, com apoio da Polícia Ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que, apesar das restrições impostas pelo distanciamento social e em respeito aos decretos que estabelecem os cuidados para barrar a pandemia do coronavírus, “nossos técnicos continuam trabalhando, atentos ao patrimônio ambiental da cidade. Todos estão orientados para atuar com equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras e uso do álcool gel”, comentou.