Semam fiscaliza passeios em Picãozinho e Seixas neste sábado
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), promove neste sábado (12), pela manhã, uma ação de fiscalização com o objetivo de disciplinar os barqueiros que fazem o transporte de pessoas até Picãozinho e Seixas. O intuito é preservar a área dos recifes de coral, controlando a quantidade de pessoas que visitam o local.
O trabalho foi planejado depois que técnicos da Semam observaram que a ocupação da região estava excedendo a capacidade de carga, que é de 242 visitantes por dia, determinada no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre os donos das embarcações, Setur e Procon. A ação contará com o apoio da Secretaria de Turismo (Setur), Polícia Ambiental, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e Ibama.
Segundo denúncias, alguns barqueiros têm usado suas embarcações com carga máxima (até 120 pessoas) e faz um revezamento entre os ocupantes, o que não é permitido. O limite diz respeito à quantidade de visitantes que se deslocam até a área em um dia e não à quantidade de pessoas, de uma só vez, no ponto turístico.
Durante a ação, os fiscais vão observar se estão sendo respeitadas as leis de preservação local. Haverá uma equipe em terra e outra no mar, para advertir e aconselhar barqueiros e banhistas.