Semam lança Programa Carbono Zero no Parque da Lagoa e distribui mudas de árvores nativas

Por Jô Vital - em 811

Divulgar, junto à população, as ações da política ambiental da cidade para o período 2017-2020. Neste domingo, a partir das 16h, no Parque da Lagoa, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vai lançar o programa Carbono Zero, que traz o conjunto das ações de preservação e recuperação do meio ambiente da cidade.

No coração da cidade, às margens do nosso cartão postal, os profissionais da Semam estarão à disposição das pessoas para tirar dúvidas sobre as principais ações da PMJP em relação ao meio ambiente de João Pessoa.

Será montada a Tenda Verde do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, com distribuição de 300 mudas de árvores e orientação sobre o plantio. Serão distribuídas mudas de ipê, saboneteira, jacarandá mimoso, babatenon e pau formiga. Os técnicos vão orientar as pessoas sobre o plantio, considerando dimensões do local, espécie e cuidados com as mudas.

Selo de qualidade ambiental – Durante o lançamento do Programa Carbono Zero os técnicos da Divisão de Fiscalização (Difi) da Semam vão apresentar o Selo de Qualidade Ambiental “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, que tem o objetivo de adotar um processo inovador de Licenciamento Ambiental e estimular as empresas a adotarem práticas ambientalmente corretas.

O Selo poderá ser adotado pelas empresas que se enquadram na Relação de Atividades Sujeitas ao Licenciamento Ambiental e é um instrumento, da PMJP, de reconhecimento das boas práticas ambientais das empresas. Os critérios estabelecidos para obtenção do Selo de Qualidade Ambiental da Semam tem como referência o modelo de certificação adotado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, “esse será um momento para estarmos em contato com a população, numa tarde de domingo, numa das áreas verdes mais agradáveis da cidade. E teremos a oportunidade de compartilhar as informações sobre as ações de preservação e recuperação do meio ambiente, planejadas pela Semam. Para nós é um momento extremamente importante e enriquecedor”, concluiu.