Semam monitora e recupera áreas verdes e parques de João Pessoa
Situada numa área de Mata Atlântica, João Pessoa tem hoje um índice de cobertura vegetal considerada satisfatória para a qualidade de vida da população, com uma média de 47,11 m² de área verde por habitante. Com o objetivo de preservar e recuperar o patrimônio ambiental, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vem, desde 2013, promovendo uma série de ações nas áreas verdes e parques da cidade.
Com 43 hectares, o Parque Municipal Cuiá é reconhecido como uma Unidade de Conservação. Está localizado entre o Valentina Figueiredo, Cuiá e Planalto da Boa Esperança. O local vem sendo monitorado pela Semam, que está dando continuidade ao cercamento do Parque e ainda finalizando estudos para recuperar área do solo acometido por erosão.
O Parque Ecológico Augusto dos Anjos, localizado em Gramame, possui uma área de aproximadamente 14.202,74 m². Segundo técnicos da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam, o Parque possui 73 árvores de dezesseis espécies.
Os índices de cobertura vegetal da cidade de João Pessoa tem diferentes características, com 86 áreas de remanescentes vegetais (3 mil 439,58 hectares), oito áreas de manguezais (1.060,25 hectares) e 160 hectares destinados à arborização urbana.
Para a secretária de Meio Ambiente, Daniella Bandeira, “preservar e recuperar as áreas verdes são questões imprescindíveis para essa gestão. Entendemos que assim estamos contribuindo para a qualidade de vida da população. No momento estamos regularizando as áreas verdes, do ponto de vista fundiário, e investindo no monitoramento constante do patrimônio público”, concluiu.