Semam participa das ações de preservação da orla na campanha Turismo Sustentável

Por Jô Vital - em 851

As praias de João Pessoa, com águas mornas que variam entre 26º e 28º, e sol praticamente todos os dias do ano, são um dos patrimônios ambientais e turísticos mais importantes da Paraíba. São 24 quilômetros de praias, passando pelo Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Seixas, Penha, Jacarapé, Praia do Sol e Gramame. Atenta à riqueza ambiental e turística desse patrimônio, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com a coordenação da Secretaria de Turismo (Setur), está promovendo uma série de ações dentro da campanha Turismo Sustentável.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) está responsável por promover ações voltadas para a preservação e recuperação do ecossistema das praias. Neste período da alta estação a Semam vem reforçando a fiscalização, atenta à ocupação desordenada da faixa de areia, aos resíduos produzidos pelos quiosques e restaurantes, entre outras ações que impactam o meio ambiente. A área de vegetação fixadora de dunas é protegida pela Lei Federal 12.651. Essa vegetação é muito importante para a preservação do ecossistema, impedindo que a areia se espalhe pelas ruas e avenidas da orla e servindo como abrigo para aves migratórias e outros animais.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a orla de João Pessoa é uma prioridade nas ações de preservação e recuperação, “considerando que é um dos locais mais importantes para o lazer da população da cidade. É, sem dúvida, o espaço mais democrático e de livre acesso. Estamos atentos a todos os detalhes que dizem respeito às nossas praias e aos impactos ambientais provocados pela ocupação da área, em parceria com todas as demais secretarias”, concluiu.

Em relação aos quiosques e restaurantes, instalados na areia da praia, a Semam fiscaliza o destino final de resíduos produzidos pelos empreendimentos. O chefe da Divisão de Fiscalização (Difi) da Semam, Allison Cavalcanti, ressaltou a importância da destinação correta dos resíduos: “o resto de óleo das frituras e preparo de outros alimentos não pode ser jogado pelo ralo das pias nem na areia. É preciso dar a destinação correta para que não entupa a rede coletora de esgoto e essa é uma responsabilidade do proprietário do empreendimento. Estamos atentos a essas questões durante todo o ano, mas agora, na campanha Turismo Sustentável, esses detalhes serão observados com mais rigor”, concluiu.

A campanha Turismo Sustentável é uma ação coordenada pela Setur, em parceria com Semam, Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Secretaria de Comunicação (Secom).