Semam promove ações de preservação e recuperação de áreas verdes de João Pessoa

Por Jô Vital e Rômulo Teodorico - em 1089

Para preservar e recuperar as áreas verdes da cidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), promove uma série de ações de pesquisa, fiscalização e licenciamento, entre levantamentos cartográficos e geoprocessamento, levantamento de imagens por satélite, entre outros. Até o fim do ano deverão ser plantadas 30 mil mudas de árvores nativas pela cidade.

 As ações, que fazem parte do Programa Carbono Zero, têm um caráter prático, como atividades de recuperação ambiental das nascentes de rios e áreas degradadas, plantio e distribuição de mudas de árvores nativas e reordenamento de estabelecimentos comerciais da orla da cidade.

Abelardo Jurema Neto, secretário de Meio Ambiente, destacou que a preservação e recuperação das áreas verdes da cidade são uma prioridade da gestão. “Os profissionais da Semam têm trabalhado para manter a produção de mudas. Essas mudas são utilizadas no replantio da arborização urbana e também distribuídas com a população, em eventos promovidos pela PMJP”, disse.

Tradicionalmente, a população de João Pessoa gosta de plantar e cultivar árvores pela cidade, deixando ainda mais verde e bela a Capital. Ronaldo Torres, engenheiro agrônomo e morador do bairro do Bessa, é um dos apaixonados pelo verde. “Se eu não plantar uma árvore por dia, eu não fiz nada, mas como eu planto em quantidade, essa quantidade ultrapassa o número de uma por dia”, revelou.

 João Pessoa Carbono Zero – O programa contém o detalhamento das ações de preservação e recuperação ambiental da cidade e tem como foco principal contribuir para reduzir as emissões de Dióxido de Carbono (CO2) produzidas em João Pessoa.