Semam promove curso de criação e manejo de abelhas uruçu e entrega certificados para alunos
Com o objetivo de capacitar pequenos produtores de abelhas uruçu, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), colocou em prática o projeto ‘Meliponários Didáticos’. Dentro dessa proposta, foram entregues na tarde desta quarta-feira (17) os certificados para vinte alunos que concluíram o curso de criação e o manejo de abelhas uruçu.
O treinamento envolve diversas etapas de aprendizado dessa espécie abelha, que não possui ferrão. Daniella de Almeida Bandeira, secretária de Meio Ambiente, ressaltou que o curso enfoca técnicas de sustentabilidade. “O curso é uma excelente oportunidade para trabalharmos as questões ambientais e de sustentabilidade. É possível sim estimular o cidadão a buscar mecanismos de geração de renda sem precisar degradar o meio ambiente”.
Este curso também estimula a manutenção da fauna e flora da cidade, uma vez que os alunos são orientados sobre a preservação de árvores que fornecem as flores mais adequadas para a polinização das abelhas. Quanto mais árvores floridas, maior chance de desenvolvimento dos meliponários.
Curso – No curso, os alunos aprendem a fazer um meliponário – que é o ambiente das abelhas, uma espécie de caixa com a colmeia, e também recebem noções de empreendedorismo para o beneficiamento do mel. A capacitação é ministrada pelo especialista em apicultura Moacir Leal Montenegro e acontece no Viveiro Municipal de Plantas Nativas, no Valentina Figueiredo, onde foi montado um meliponário.
Os alunos saem do curso capacitados para montarem seus meliponários e produzem, durante a capacitação, suas caixas com colmeias. O mel produzido pode ser vendido e, assim, gerar emprego e renda para as famílias. O litro do mel uruçu custa entre R$ 120 e R$ 150 reais no mercado local.