Semam promove plantio e ações de educação ambiental na Escola Dom Marcelo Carvalheira
Os 689 estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Dom Marcelo Carvalheira, no bairro de Paratibe, terão, em aproximadamente três anos, árvores dando sombra, contribuindo para tornar o ambiente com a temperatura mais amena, tornando a paisagem mais bonita, proporcionando também conforto ambiental.
Na manhã desta segunda-feira (21), técnicos do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep) e educadores ambientais do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) da Bica, todos ligados à Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, promoveram o plantio de oito mudas de árvores nativas na área da Escola.
O Programa Escola Semente, desenvolvido pela Semam, está mapeando as escolas municipais e promovendo plantio de árvores e ações de educação ambiental. Os educadores ambientais do Cepam levam bichos, penas, pele de cobras e materiais que são utilizados na interação com os estudantes, que ficam fascinados em ter contato e receber informação sobre a natureza.
A diretora administrativa da escola, Maria de Lourdes de Lima e Silva, destacou o quanto a ação é importante para os alunos. “Educação Ambiental é muito importante para despertar nos alunos a consciência sobre a necessidade de preservarmos e recuperarmos o ambiente em que vivemos. E isso se estende também em relação ao cuidado com os animais”, concluiu.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, acompanhou a ação e destacou que “o Programa Escola Semente tem o objetivo de tornar as escolas ambientes cada vez mais confortáveis, para professores, estudantes e funcionários. Todos podemos desfrutar de uma escola mais bonita. E quando fazemos o plantio de mudas de árvores estamos envolvendo toda a comunidade escolar no cuidado do nosso patrimônio ambiental”, concluiu.