Semam revitaliza Viveiro Municipal de Plantas Nativas
Ipês rosas, brancos, vermelhos, pau-brasil, pata de vaca, castanheira do Maranhão e diversas outras espécies de árvores são produzidas pelos técnicos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no Viveiro Municipal de Plantas Nativas, que fica no Valentina Figueiredo. O local está passando por uma reforma, com ações de revitalização e qualificação da produção de mudas.
O Viveiro Municipal de Plantas Nativas é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da PMJP e nesse processo de revitalização estão sendo redefinidos os espaços de cultivo e ampliado o sistema de irrigação. As mudas de grande porte, que tem aproximadamente dois metros, são utilizadas exclusivamente para plantio urbano, em áreas como praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas municipais e Centros de Referência em Educação Infantil (Crei). As mudas de grande porte foram colocadas em um pátio exclusivo e preparadas com adubo orgânico, feito a partir do resto de poda triturada.
Outras mudas, de porte menor, são preparadas para serem distribuídas com a população. Cerca de quinze pessoas visitam o Viveiro todos os dias, em busca de mudas de árvores. No Viveiro, as pessoas recebem a muda e são orientadas pelos técnicos sobre como deve ser feito plantio, cuidados com a área a ser escolhida, porte da futura árvore e outras informações úteis no cuidado com a planta.
Todo o manejo das mudas é feito pela equipe de seis profissionais jardineiros, que fazem o transplante, adubam e, com a ajuda de uma máquina bobcat, transportam as mudas. A máquina também é utilizada para fazer o traçado do composto orgânico, armazenado no Viveiro. O plantio de árvores na área urbana será reforçado durante o período do inverno, quando as plantas se adaptam melhor às condições do clima, sob a coordenação de Carmelo Edson da Nóbrega, biólogo do Viveiro Municipal.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a revitalização do Viveiro Municipal é uma das principais ações de preservação e recuperação do patrimônio ambiental de João Pessoa. “É o local onde nasce o verde da cidade, onde são cultivadas as nossas árvores. Revitalizar o Viveiro é, antes de qualquer coisa, uma ação de cuidado com a qualidade de vida da população, das atuais e futuras gerações, que podem desfrutar de uma cidade mais arborizada, com mais sombra e também mais bela”, concluiu.
Coleta de sementes – No final de novembro e início de dezembro os técnicos do Viveiro farão a coleta de sementes. A coleta é feita em cidades do Estado, onde existem árvores consideradas matrizes, que fornecem mudas mais adequadas para o plantio urbano. A equipe do Viveiro já realizou coletas em áreas rurais das cidades de Campina Grande, Puxinanã, Montadas e Pocinhos.
O Viveiro também integra a Rede de Sementes, formada por técnicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), PMJP e outras instituições que trabalham com reflorestamento. A Rede reúne informações sobre a localização das árvores adequadas para a coleta de sementes, com uso de mapas que indicam propriedades rurais, áreas de preservação e parques.
O Viveiro Municipal de Plantas Nativas fica na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº – Valentina Figueiredo. Funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 12h30.