Semam vai realizar treinamento para moradores do Bairro São José

Por Jô Vital - em 516

Técnicas para reciclagem do lixo, economia de água, reutilização do óleo de cozinha, cuidados com os resíduos para evitar a propagação de doenças. Esses e outros temas serão tratados nesta sexta (23), no Bairro São José, que receberá uma equipe de educadores ambientais do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A ação de educação ambiental tem o objetivo de difundir informações que são úteis na preservação e recuperação do meio ambiente, tornando os moradores do Bairro São José cidadãos ambientais, promotores de sustentabilidade em suas moradias e na vizinhança. A equipe de educadores ambientais do Cepam é formada por biólogos, geógrafos, técnicos em meio ambiente, entre outros profissionais, vinculados à Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Durante toda a manhã, serão discutidos, com os moradores, processos de sensibilização, conscientização e mobilização, para inspirar atividades que estimulem práticas de preservação e recuperação ambiental do Bairro São José. A bióloga Neide Martins, do Cepam, destacou que as ações educativas têm o objetivo de despertar nos moradores o desejo de mudança.

“São ações e técnicas que estimulam as pessoas para que percebam as ameaças e oportunidades em relação ao ambiente em que vivem. Vamos falar sobre técnicas de reaproveitamento do lixo, maneiras adequadas de descartar, explicar porque óleo não pode ser jogado nas pias da cozinha, entre outras informações”, comentou Neide Martins.

Entre as ações, também será feito um mutirão de plantio de mudas de árvores nativas com os moradores. As mudas são preparadas pelas equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, da PMJP. Os moradores farão plantio e receberão orientação sobre o local adequado para o desenvolvimento da planta, bem como cuidados sobre rega e importância da recuperação de áreas verdes.