Servidores são treinados para elaborar inventário de emissões de gases de efeito estufa
Servidores da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão participando de um treinamento para elaboração do Inventário Municipal de Emissões de Gases de Efeito Estufa.
O treinamento, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), é feito por meio de seminários online e tem o objetivo de capacitar equipes municipais para que elaborem seus inventários de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa). O curso é promovido pelo Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade.
Realizado desde setembro deste ano, a capacitação envolve servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Semam e Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur). O curso foi dividido em quatro fases, sendo a primeira uma introdução à metodologia e formação de um grupo de trabalho, a segunda com a coleta de dados, a terceira fase consta da elaboração de cálculos e por último a formatação de um relatório de inventário.
Os servidores envolvidos no treinamento criaram o GT (Grupo de Trabalho) Inventário e estão se familiarizando com o software para cálculo e análise das emissões de gases de efeito estufa.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que o Inventário Municipal de Emissões de Gases de Efeito Estufa é uma ferramenta extremamente importante para apoiar os processos de enfrentamento das mudanças climáticas. “Precisamos atuar localmente, nos municípios. As pessoas moram nas cidades e é a atuação local que fará a diferença na preservação e recuperação do nosso patrimônio ambiental”, concluiu.
Instituída pela Lei nº 12.187, de 2009, a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) oficializou o compromisso voluntário do Brasil, perante a Organização das Nações Unidas (ONU) , de diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). A meta é cortar entre 36,1% e 38,9% das emissões de GEE até 2020.
Iclei– Governos Locais pela Sustentabilidade é uma associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável, cuja rede global conecta mais de 1.500 governos de estados e cidades de diversos portes, em mais de cem países. Tem como um dos objetivos mobilizar os governos locais para construir cidades mais sustentáveis, oferecendo apoio para que desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade. O Iclei orienta-se pela premissa básica de que iniciativas elaboradas e dirigidas localmente podem fornecer uma maneira eficaz e economicamente eficiente para alcançar objetivos locais, nacionais e globais.