Sistema de limpeza e de acomodação de lixo adotado evita a proliferação de insetos

Por - em 1271

Patrícia Cantinsani

Para acomodar o lixo coletado e evitar a proliferação de insetos, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), vinculado a Secretaria de Meio Ambiente, realiza a limpeza da área três vezes na semana, e a separação e acomodação do lixo, dentro de containers. O objetivo é controlar e evitar que em materiais, que poderiam acumular água em seu interior, proliferem insetos ou que o solo seja contaminado por resíduos.

Jair Azevedo, diretor do Parque, garante que o sistema de limpeza e de acomodação de lixo adotado no Parque não permite acumulo de água e criação de focos de dengue, por exemplo, e explica que os pneus utilizados em recintos, antes de serem reciclados como material de entretenimento para os animais, são perfurados, de modo que não acumula água em seu interior. “Nós temos muito cuidado porque sabemos que aqui é uma área de mata, e que em toda área de mata tem pernilongos e, se acumular água, é possível que crie um foco deles” comentou Jair.

Ainda segundo Azevedo, a equipe de educação ambiental da Bica trabalha conscientizando as pessoas dentro do Parque, informando os funcionários que eles devem evitar qualquer tipo de situação que acumule água parada, mantendo os tanques dos recintos limpos e a troca da água realizada diariamente. Nos recintos do jacaré e dos pássaros, os lagos internos possuem peixes e a água é corrente. “Se o Parque tivesse algum foco de dengue os nossos funcionários já teriam sido contaminados e até agora não se registrou nenhum caso da doença entre os mesmos”, informou o diretor do Parque.

Segundo Luiz Neto, chefe de manutenção do Parque, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai até a Bica, duas vezes na semana, fazer o recolhimento do lixo coletado pelos funcionários do Parque, que realizam a limpeza da área em três dias, segunda, quarta e sexta-feira, separando o lixo orgânico e o reciclável que, após ensacados, são colocados em containers para evitar a proliferação de insetos.