Técnico da Prefeitura ministra curso na Universidade Federal do Maranhão
Jô Vital
O sistema de arborização urbana, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), serviu de referência para o mini curso “Paisagismo Urbano e Rural”, ministrado pelo engenheiro agrônomo da PMJP, Anderson Fontes, para estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do Campus IV, na cidade de Chapadinha.
Durante o mini curso, de 14 a 16 de novembro, foram relatadas as experiências desenvolvidas em João Pessoa, como a revitalização do Parque da Lagoa e a recuperação de áreas degradadas. O mini curso foi ministrado para estudantes de graduação dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Biologia e ainda para moradores de vinte e três municípios da região central do norte do Maranhão, conhecida como Baixo Parnaíba.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o modelo paisagístico de João Pessoa e os programas de plantio urbano que estão transformando a cidade. Para Anderson Fontes, “o convite da UFMA é o reconhecimento de que estamos no caminho certo, enfrentando com equilíbrio o desafio de promover o desenvolvimento com sustentabilidade. Foi uma oportunidade única para divulgar as belezas da nossa cidade”, concluiu. Anderson Fontes é chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam e há dezessete anos trabalha com arborização urbana.