Técnicos da Embrapa conhecem experiência de reaproveitamento de podas

Por - em 718

Técnicos da Embrapa Agroenergia de Brasília visitaram, nesta quarta-feira, (25) o Viveiro Municipal de Plantas Nativas, mantido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), para conhecer o trabalho de reaproveitamento dos galhos recolhidos das podas das árvores da cidade.

O engenheiro químico José Manuel Cabral, a economista Daniela Souza e a gestora de negócios Sued Wilma Caldas acompanharam o processo de poda dos galhos, feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) na Praça da Independência e em seguida visitaram o Viveiro Municipal, no Valentina Figueiredo, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Acompanhados pelo assessor técnico da Semam, Daniel Pinto e pelo coordenador do Viveiro, Henrique Senna, os técnicos da Embrapa conheceram todo o processo de montagem das mudas de árvores nativas, utilizadas na arborização urbana de João Pessoa e observaram como é feita a compostagem dos resíduos recolhidos durante as podas. O engenheiro químico José Manuel Cabral disse que a Embrapa está começando um estudo para transformar resíduos das podas de árvores em biocombustíveis. “A visita técnica teve como objetivo conhecer o processo das podas das árvores e a compostagem de parte do resíduo. A experiência desenvolvida pela Prefeitura de João Pessoa vai contribuir com o nosso planejamento de estratégias e definição de processos para viabilizar o uso energético do material”, concluiu.

Embrapa Agroenergia – Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal, a Embrapa Agroenergia tem sede em Brasília e atua na pesquisa, desenvolvimento e inovação de processos de conversão da biomassa em biocombustíveis e outros produtos que agreguem valor às cadeias produtivas da agroenergia no Brasil e promovam a sustentabilidade. Desenvolve ainda estudos de genética e biotecnologia de culturas agrícolas com potencial energético.