Técnicos da PMJP e Embrapa avaliam futura parceria na área ambiental
Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (23), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria para discutir sobre o destino final do material recolhido após a poda de árvores na Capital.
Além de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas Sedurb, Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza (Emlur), os representantes da Embrapa acenaram com a possibilidade de parceria para projetos futuros utilizando o restolho (sobras de galhos e folhas).
Segundo o diretor de Paisagismo da Sedurb, Sérgio Chaves, a PMJP realiza por mês mais de 400 podas em diversos bairros da Capital. O trabalho é realizado por duas equipes da PMJP e uma empresa terceirizada. “Todo o material recolhido da poda das árvores é triturado e levado para o Viveiro Municipal, no Valentina Figueiredo, onde é transformado em adubo e depois utilizado nos canteiros das obras de paisagismo e urbanização da cidade”, disse.
Parceria futura – De acordo com o diretor geral da Embrapa, Manoel Teixeira de Sousa, a ideia é elaborar um grupo de trabalho com técnicos da empresa e a PMJP para que juntos possam realizar uma pesquisa de desenvolvimento tecnológico.
Segundo ele, os restolhos de podas que são feitas em João Pessoa podem servir de material para transformar em biomassa (energia). Ele enfatizou que João Pessoa pode se tornar uma referência para este tipo de pesquisa, já que a PMJP vem fazendo um bom trabalho na coleta do restolho. “Acredito que a pesquisa será benéfica para ambos os lados, principalmente pelo potencial que tem a Capital paraibana. Foi um primeiro passo para que possamos aprofundar o assunto e colocar o projeto em prática”, disse.
Presenças – Estiveram presentes na reunião o diretor de Paisagismo da Sedurb, Sérgio Chaves, o chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam, Ânderson Fontes, além do diretor geral da Embrapa, Manoel Teixeira de Sousa e o chefe do setor de tecnologia da empresa, Jota Cabral Dias.