Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente continuam trabalho de manutenção e monitoramento de áreas verdes da Capital

Por Jô Vital - em 593

Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), continuam com trabalho preventivo de manutenção e monitoramento das áreas verdes da Capital. Somente neste mês foram mais de 200 solicitações para vistorias e podas de árvores. A equipe está atuando com todos os equipamentos necessários e distanciamento social para a exposição externa e de prevenção ao contágio por coronavírus, conforme recomendam os órgãos de saúde.

As podas são feitas com acompanhamento dos técnicos da Semam, que observam as normas da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), que por sua vez segue as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Todo o trabalho é feito respeitando a copa das árvores, com avaliação fitossanitária, para verificar a saúde das plantas e se as mesmas estão infectadas por fungos ou cupins. As plantas são tratadas e a poda contribui ainda para que as árvores cresçam com mais vigor.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que essa forma de trabalho, planejada para o período da pandemia do coronavírus, é uma saída para que sejam mantidos os serviços de cuidados com o patrimônio ambiental da cidade. “Foi preciso fazermos ajustes nas escalas de trabalho, alguns servidores da Semam estão trabalhando em casa, no sistema home office, mas foi possível também estabelecer escalas e colocar à disposição da população os celulares de plantão, já que não estamos tendo atendimento presencial no 0800 da Semam. Também estamos atuando com atendimento presencial, para o Licenciamento Ambiental, todas as quartas-feiras, para receber empreendedores e pequenos comerciantes que precisam renovar ou dar entrada nas licenças, sempre respeitando todas as normas impostas pela OMS, de distanciamento social e utilizando os EPI, com álcool em gel para servidores e público que nos procura”, concluiu.

O diretor de Controle Ambiental da Semam, engenheiro agrônomo Anderson Fontes, destacou que as ações de cuidado com as áreas verdes são importantes para que as plantas se mantenham firmes. “É um trabalho que requer atenção. Nossa avaliação leva em conta a condição de saúde das plantas e também verificamos sempre a melhor forma para que seja feita a poda. Verificamos os locais por onde passa a rede de fiação elétrica, se há rede de esgoto, uma série de critérios técnicos para que as plantas tenham a melhor condição possível para que se desenvolvam, dando sombra e mais qualidade de vida para a população”, concluiu.