Técnicos da Semam fazem levantamento das condições dos principais rios de João Pessoa

Por Jô Vital - em 987

João Pessoa e a região metropolitana da cidade têm oito principais bacias hidrográficas, patrimônio ambiental que fornece água para uma população de mais de 700 mil habitantes. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam),  vem atuando de maneira contínua para preservar e recuperar os recursos hídricos, mapeando as nascentes dos principais rios e desenvolvendo ações de fiscalização.

Os técnicos da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam estão fazendo um levantamento das condições das principais bacias hidrográficas de João Pessoa. Estão sendo mapeados os rios Jaguaribe, Cuiá, Gramame, Cabelo, Aratu, Jacarapé, Camurupim e Marés-Sanhauá.  O levantamento das informações é feito por uma equipe de engenheiros florestal, ambiental, biólogo e geógrafo, que deverão verificar as condições das nascentes, qualidade da vegetação no entorno dos rios e ainda locais onde há degradação.

Rio Gramame – Em relação ao Rio Gramame, cuja nascente principal está localizada em Pedras de Fogo, os técnicos da Semam levantaram que existem, pelo menos, vinte outras nascentes de afluentes no território de João Pessoa. Segundo os técnicos, essas nascentes, localizadas em áreas rurais, estão relativamente preservadas.

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, “conhecer as condições dos nossos rios é um desafio que, temos certeza, não faremos sozinhos. Nossas equipes estão atentas, fiscalizando e cuidando das áreas que precisam de recuperação, mas esse é um esforço de todos os setores da sociedade. Preservar e recuperar recursos hídricos são uma obrigação urgente e requer equipes multidisciplinares. É uma questão de sobrevivência não só para as pessoas, bem como para indústrias e outros setores”.

A Semam vem participando ainda do Fórum Permanente de Proteção do Gramame, articulado pelo Ministério Público Federal da Paraíba. O Fórum reúne diversas representações de órgãos públicos, empresas e associações que estão contribuindo para a revitalização do Gramame e Abiaí.