Termina curso de férias ministrado no Parque Zoobotânico Arruda Câmara
O III curso de férias do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) oferecido para profissionais e estudantes de Zootecnia, Medicina Veterinária, Biologia, Ecologia e áreas afins foi encerrado nesta sexta-feira (30).
O curso ofereceu aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimento sobre Taxidermia, bem-estar animal, condicionamentos, nutrição e reprodução de animais silvestres, zoológicos, levantamento e monitoramento de faunas em vida livre e Educação Ambiental, como também de praticar manejo de répteis, aves e de mamíferos. As aulas foram realizadas durante todo mês de janeiro pela manhã e à tarde, e ministradas por palestrantes convidados e técnicos do Parque.
Segundo Jair Azevedo, diretor do Parque, o objetivo do curso foi alcançado. “Esses estudantes universitários vieram para se capacitar e futuramente serem profissionais da área. A avaliação que fizeram foi muito boa, houve pequenas falhas, que são inevitáveis, mas no contexto geral, o curso foi muito bem avaliado por todos, foi um sucesso. Toda programação foi seguida sem maiores percalços e conseguimos manter o nível padrão de qualidade, tanto das palestras, como do cumprimento de horário e da participação do pessoal”, disse Jair Azevedo.
Pedro de Alcântara, sargento da Polícia Ambiental há um ano e três meses, afirma que o curso veio no momento exato. “O curso foi muito salutar, pois enriqueceu meus conhecimentos. Ver assim os animais, o modo como lidar, porque cada espécie é diferente, têm as suas particularidades, e o curso realmente ensinou tudo isso, como ter a forma correta de captura e de manejo dos animais, sem machucá-los e sem causar estresse. Então o curso foi de grande valia, aprendi bastante”, comentou.
Ainda segundo Jair Azevedo, o curso é bastante procurado nesse período de férias pelos estudantes que desejam complementar e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em salas de aula. “Havia uma demanda muito grande para estágios no período de recesso universitário, então resolvemos oferecer o curso com planejamento destinado para preparação e capacitação destes estudantes”, afirmou o diretor do Parque.
Fernando Henrique Petroni, natural de Brasília, estudante de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco e consultor da empresa Silvestre Ambiental, contou que procurou o curso para aprimorar os conhecimentos sobre animais silvestres, sua área de atuação e de desenvolvimento acadêmico, e que o curso excedeu as suas expectativas. “Achei que ia ser muito teórico, mas até pelo bom uso da estrutura do Parque, podemos ter boas noções de práticas, bem atreladas ao que vimos nas apresentações teóricas. Conseguimos ter um vasto conhecimento dos vários gêneros de animais, como também na parte de flora e na administrativa. Foi um curso que, no meu entender, foi muito bom para todos que participaram”, avaliou o estudante.
Localização – O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) está situado na Av. Gouveia Nóbrega, S/N, Róger- João Pessoa-PB. Maiores informações pelo fone (83) 3218-9710.