Três filhotes de ave ameaçada da extinção nascem na Bica

Por - em 789

Patrícia Cantisani

Bica_ foto cedida por Patricia Cantisani 6Três filhotes de jacucaca (Penelope jacucaca) nasceram no Recinto das Aves do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), na última terça-feira (2). A Jacucaca está ameaçada de extinção devido à caça e ao desmatamento indiscriminados.

Geralmente a ave realiza postura de dois a três ovos, por ninhada, é adaptada a ambientes terrestres e habita as Caatingas brasileiras da região Nordeste ao estado de Minas Gerais. O animal, que é considerado de grande porte entre os cracídeos, normalmente chega a medir cerca de 70 centímetros, em geral, possui coloração canela escura com riscos brancos e a testa é preta com largas sobrancelhas brancas unidas na frente.

O recinto das aves da Bica abriga em torno de 30 espécies de aves, entre araras, jandaias, papagaios e outras também ameaçadas de extinção. Possui área com vegetação e fonte de água natural que propicia aos animais um ambiente adequado para construírem seus próprios ninhos.

O médico veterinário do Parque, Thiago Nery, disse que, por ser espaçoso e possuir vegetação fechada, o Recinto das Aves permite que os animais se sintam protegidos e confortáveis. “O animal está num recinto misto, que gera um desafio bem maior na reprodução porque ele está sociabilizando com outras espécies, diferentes da dele, mas esse nascimento é uma prova de que o recinto oferece condições ideais a ponto de ele ter segurança suficiente para se reproduzir e chocar os seus ovos”, explicou Thiago Nery.   Bica_foto cedida por Patricia Cantisani 5

Vitória – O veterinário ressaltou que uma das funções do zoológico é a conservação das espécies, e a reprodução de um animal ameaçado de extinção é considerada uma vitória. “Eles nasceram em cativeiro, mas não passaram por contato humano, estamos deixando que a própria mãe cuide deles para, provavelmente, no futuro, encaminhá-los para algum projeto de soltura que trabalhe com essa espécie, eles não podem sair daqui direto para serem soltos, precisam se adaptar ao tipo de vegetação que vão encontrar quando forem soltos na natureza”, afirmou Thiago Nery.

Jair Azevedo, diretor da Bica, comentou a importância da reprodução da espécie em zoológico. “Os bons zoológicos têm uma função primordial para as espécies ameaçadas, desenvolvendo sempre programas de conservação das mesmas, com objetivo de evitar a extinção, e a Bica está inserida nesse parâmetro”, disse.

Ele ainda acrescentou que “a jacucaca é endêmica de um dos nossos biomas mais castigados, que é a Caatinga, o nascimento desses três filhotes aqui no zoológico nos traz a esperança de podermos trabalhar no sentido de que, em poucos anos, já tenhamos reintroduzido um número considerável desses indivíduos nascidos em cativeiro, em seu habitat, aumentando, consequentemente a população nativa dos mesmos, diminuindo assim o risco de extinção”, afirmou o diretor.

Sobre a Bica – A Bica está localizada na Rua Gouveia Nóbrega, S/N – Róger. A entrada custa R$ 2,00 por pessoa, sendo que crianças, até 7 anos, e idosos, não pagam. Mais informações através do telefone 3218-9710.