Usuários do Instituto dos Cegos participam de Trilha Sensorial
Os usuários do Instituto dos Cegos da Paraíba farão uma visita, nesta quarta-feira (16), ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) com o objetivo de participar de algumas atividades. O parque é vinculado a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa.
Uma dessas atividades é a Trilha Sensorial, oferecida aos visitantes com o objetivo de exercitar o físico e mental, na interação do homem com o meio, estimulando às novas descobertas de um ambiente já conhecido, praticando os cinco sentidos: olfato, paladar, tato, visão e audição. “É a terceira vez que fazemos esse trabalho junto ao Instituto dos Cegos. A Bica está de portas abertas, pois temos a intenção de ampliar essa parceria, para dar oportunidade a todos de conhecerem de perto a nossa fauna”, afirmou Jair Azevedo, diretor do Parque.
Durante a Trilha Sensorial, os usuários do Instituto dos Cegos terão a oportunidade de interagir diretamente com a natureza. “Para nós, deficientes visuais, é de fundamental importância esse contato, pois temos que sentir o meio ambiente com os outros sentidos. Quando vamos a Bica, abraçamos as arvores, tocamos em tudo, sentimos aquela brisa gostosa, aquele cheiro da floresta e animais, e é maravilhoso poder tocar para conhecer”, comentou a vice-presidente do Instituto, Ana Lúcia Leite.
Palestra – Os visitantes também vão vivenciar os conhecimentos adquiridos durante a palestra sobre a importância do papel dos zoológicos na preservação de algumas espécies de animais silvestres e selvagens. A palestra será ministrada pelo diretor da Bica, Jair Azevedo. Esse mesmo tema fez parte da programação do XIV Festival de Arte, Cultura e Esporte (Face), que aconteceu no Instituto nos dias 8 e 9 deste mês, e que este ano incluiu o meio ambiente.
Instituto dos Cegos da Paraíba – Fundado em 1944, é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que presta serviços na área de educação, saúde, assistência social, esporte e cultura as pessoas com deficiência visual. Recentemente, o instituto inaugurou um espaço dedicado ao meio ambiente, denominado de Sala Verde, com o objetivo de apoiar os usuários em relação à natureza e saúde em geral.