Viveiro Municipal de Plantas Nativas produz 60 mil mudas de árvores por ano

Por Jô Vital - em 3686

Situado numa área de Mata Atlântica, com aproximadamente 20 mil metros quadrados, o Viveiro Municipal de Plantas Nativas, administrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), é o local onde são produzidas as mudas de árvores que são utilizadas no plantio urbano da cidade, nas praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, postos de saúde, conjuntos habitacionais, entre outros espaços.

Com uma área de 211.474 km², a capital da Paraíba está inserida no contexto geográfico das Bacias Costeiras do Atlântico Nordeste Oriental e, assim como a região costeira do Estado, encontra-se dentro de uma área de Mata Atlântica. Para preservar e recuperar um dos nossos maisimportantes biomas, a PMJP, por meio das equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), produz, anualmente, cerca de 60 mil mudas de árvores nativas. Além da utilização no plantio urbano, as mudas do Viveiro também são distribuídas com a população e atende a demanda de outros municípios, quando solicitado.

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, o Viveiro é um dos braços mais importantes para a manutenção e recuperação das áreas verdes de João Pessoa. “É no Viveiro onde nasce o verde de nossa cidade, é onde concretizamos, de forma prática, a política ambiental da PMJP. Nossos técnicos, além de produzirem as mudas de árvores, atuam como educadores ambientais. Quem chega no Viveiro pode levar uma muda de árvore e, o que é mais importante, leva informação, educação e com certeza sai sensibilizado para a importância da preservação das áreas verdes de João Pessoa”, concluiu.

Os técnicos do Viveiro fazem a coleta das sementes de árvores nativas, georeferenciadas, em diversas cidades do Estado, a partir da Rede de Sementes, formada por técnicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), PMJP e diversas outras instituições, que atuam no reflorestamento. Com uso de mapas os técnicos visitam propriedades rurais, áreas de preservação e parques, localizam as árvores e fazem a coleta das sementes.

As mudas também são distribuídas com a população, que podem se dirigir ao Viveiro, que fica no Valentina Figueiredo, na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo s/nº , em frente ao Sesc Gravatá, de segunda a sexta, das 7h às 12h30.