Viveiro Municipal produz 40 mil mudas de árvores por ano

Por - em 4992

seman_viveiromunicipal_gilbertofirmino (4)Sibipiruna, pau ferro, pau brasil, ipês amarelos e roxos, aroeira e pau formiga. Essas são as espécies de árvores mais cultivadas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas de João Pessoa, dentro de um projeto que visa manter a cidade entre as mais verdes do mundo. Só neste ano, foram plantadas quase 10 mil mudas, muitas em áreas degradadas.

Ao todo, são produzidas 40 mil mudas por ano para o plantio em João Pessoa. Com uma área de 211.474 quilômetros quadrados, a Capital paraibana está inserida no contexto geográfico das Bacias Costeiras do Atlântico Nordeste Oriental, e, assim como toda a região costeira do Estado da Paraíba, encontra-se dentro de uma área de Mata Atlântica.

O viveiro é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e foi construído em 2006. A área, localizada no conjunto Valentina Figueiredo, tem aproximadamente 20 mil metros quadrados. Ligado à Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, conta com o trabalho de 12 funcionários, entre jardineiros, técnicos agrícolas e em apicultura, biólogo e engenheiro agrônomo.

Coleta de sementes – A coleta das sementes para a formação das mudas é feita em árvores matrizes, catalogadas pela Semam. São árvores situadas em áreas de preservação ambiental, como na Mata do Pau Ferro em Areia, Mata do Buraquinho em João Pessoa, Mata da Amem em Cabedelo e também em área urbana, como alguns ipês da Lagoa do Parque Solon de Lucena e oitizeiros da Praça Pedro Américo e Avenida Ministro José Américo de Almeida.seman_viveiromunicipal_gilbertofirmino (24)

Para servirem como doadoras de sementes, as árvores matrizes precisam ser saudáveis. A coleta é feita uma vez por ano, de preferência logo após a primavera, depois da floração, quando as árvores dão frutos e são coletadas as sementes.

Depois de coletada a semente, a muda é preparada e só é distribuída ou plantada quando está apta, dependendo da espécie e considerando ainda o local e o espaço onde será feito o plantio. Para áreas degradadas, as mudas são consideradas prontas para serem plantadas quando atingem de 80 cm a um metro. Já em áreas urbanas, como praças, canteiros de ruas e avenidas, as mudas precisam ter entre 1 metro e 80 centímetros a 2 metros e 20.

Educação ambiental – Os técnicos do Viveiro recebem visitas de escolas, associações e principalmente da população em geral. Durante as visitas são mostradas todas as etapas de produção das futuras árvores. Qualquer pessoa pode pegar até três mudas, desde que vá pessoalmente até o Viveiro e preencha um formulário. Ao preencher esse formulário o técnico da Semam passa todas as orientações, considerando o local e o espaço onde será feito o plantio da muda – se é numa calçada, quintal, se tem rede coletora de esgoto na área.

seman_viveiromunicipal_gilbertofirmino (95)Para o secretário de Meio Ambiente, Edilton Nóbrega, o Viveiro é o local onde nasce o verde de João Pessoa. “O trabalho que desenvolvemos aqui demonstra o compromisso da Prefeitura com o patrimônio ambiental da cidade e com a qualidade de vida da população”, concluiu.

Este ano, segundo o chefe da Divar, engenheiro agrônomo Anderson Fontes, já foram distribuídas e plantadas 9. 783 mudas de árvores.  Anualmente, o viveiro distribui entre 2 mil a 2. 500 mudas em média. O Viveiro está localizado na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo s/nº – Valentina Figueiredo. O local funciona das 7h às 11h e das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone para informações é o 3214 4936.