Gerência de Educação na Saúde (GES)

Rede Escola

rede-escola

Uma das principais estratégias adotadas pela gestão para a mudança das práticas e da organização da atenção nos serviços da rede municipal de saúde é a Educação Permanente em Saúde.

A SMS/JP compreende que constituir a rede municipal de saúde como um “lugar que cuida”, um lugar de aprendizagem coletiva, de ressignificação de práticas e constituição de sujeitos é o desafio que está colocado tanto para a gestão quanto para a formação.

Neste sentido, a SMS de João Pessoa considera que ser parceira das instituições de ensino na construção da aprendizagem pelo trabalho para os estudantes/ futuros profissionais de saúde é uma ação política estratégica, faz parte de sua agenda de trabalho e é uma das maneiras do SUS municipal contribuir para a ordenação da formação dos profissionais de saúde, que é uma diretriz constitucional do SUS.

Assumindo sua responsabilidade nessa construção, vem através da Diretoria de Gestão do Trabalho (DGTES) e da Educação na Saúde (GES) e em parceria com as Instituições de Ensino, desenvolvendo movimentos envolvendo equipe gestora, profissionais do serviço, estudantes e docentes, para a construção da Política da Rede Escola.

A Rede Escola constitui um dispositivo importante para o estabelecimento de parcerias na construção e efetivação da aprendizagem pelo trabalho na rede de serviços, favorecendo a melhoria da qualidade e humanização da atenção prestada e contribuindo para a formação dos futuros profissionais com perfil de que a população necessita.

A Institucionalização da Política da Rede Escola através da formalização do Convênio n° 001/2006, firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da SMS/JP e as instituições de Ensino públicas e privadas, tem com o objetivo a regulamentação da aprendizagem pelo trabalho no âmbito da rede municipal de saúde e estabelecer relações de cooperação pedagógica, incluindo atividades de parceria na área de ensino, atenção e pesquisa em saúde.

Saiba Mais:

PASSO A PASSO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO

PASSO A PASSO PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISA NA REDE SUS/JP

PLANILHA DE SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIOS

PLANILHA PARA SOLICITAÇÂO DE VISITA TÉCNICA