PET – Saúde

Gerência de Educação na Saúde (GES)
PET – SAÚDE

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005. O programa disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde, tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e se configura como uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, Secretaria de Atenção à Saúde – SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS, do Ministério da Saúde e a Secretaria de Educação Superior – SESU, do Ministério da Educação.

Nessa ultima década os cursos de graduação da Universidade Federal Paraíba (UFPB) vem passando por transformações em seus projetos pedagógicos, que tem sido construídos coletivamente, e aderindo às diretrizes nacionais curriculares. Nesse novo cenário vem sendo desenvolvidas experiências inovadoras, orientadas para romper com o ensino tradicional, na perspectiva de melhoria da formação e diversificando os cenários de aprendizagem. Assim, em parceria com a SMS/João pessoa, a UFPB tem participado dos projetos Pro-Saúde I e II, PET-saúde, PET Vigilância, PET-Saúde mental e do PRO-PET RAS. Essas experiências vêm impactando os currículos, a formação e a relação com o SUS.

O Projeto Pró-Pet Redes de Atenção à Saúde (RAS) vem sendo desenvolvido no período 2012-2015, na perspectiva de fortalecer a Rede Escola, os cenários de aprendizagem da rede SUS em todos os níveis de atenção com ênfase na produção do cuidado, valorizando o processo ensino-aprendizagem em equipe multiprofissional.

São objetivos gerais do projeto:

• Estimular mudanças curriculares para a formação de estudantes dos cursos de graduação na área da saúde de acordo com as necessidades do SUS;
• Desenvolver processos de formação e educação permanente com os profissionais dos diversos serviços da RAS, com vistas a qualificação das ações e serviços de saúde;
• Estimular e fortalecer iniciativas de mudança do processo de trabalho em saúde no caminho da integralidade e na perspectiva de trabalho em rede;
• Desenvolver pesquisas com base nas necessidades das RAS.

O Projeto conta com sete grupos PET, formados por um tutor, seis preceptores e 12 estudantes. Estão envolvidos no projeto os Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Humanas Letras Artes (CCHLA) e Centro de Ciências Médicas (CCM).

As Redes Prioritárias envolvidas no projeto são:

• Rede de cuidados à pessoa com deficiência
• Rede de atenção às pessoas com doenças crônicas, priorizando o enfrentamento do câncer do colo de útero de mama
• Rede Cegonha
• Rede de Atenção as Urgências e Emergências/SOS Emergência
• Rede de Atenção Psicossocial: priorizando o Enfrentamento do Álcool, Crack e Outras Drogas (em parceria com a SMS de Cabedelo)
• Educação Permanente
• Atenção Primária à saúde
• Vigilância em AIDS e Hepatites Virais (em parceria com a SES/PB)

Saiba Mais: