Práticas Integrativas e Complementares – PICS

PDF para Donwload:

Práticas Integrativas e Complementares – PIC

Núcleo de Formação/PIC – Programação

Atualização do serviço de PIC – 2017

As práticas integrativas e complementares – PICs contemplam sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA).

Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano consigo, com o meio ambiente e com a sociedade.

Outros pontos compartilhados nesse campo são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global/integral do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

Para  ter acesso ao serviço o usuário pode ter sido encaminhado pela Unidade de Saúde da Família (USF) ou ir diretamente ao local. É necessário apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente a Capital possui três (3) Centros de Práticas Integrativas e Complementares (CPICS):

CPICS Cinco Elementos, localizado dentro do Parque Arruda Câmara (BICA)

CPICS Canto da Harmonia, localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, bairro do Valentina de Figueiredo. Telefone para contato: 3218-5873.

CPICS Equilíbrio do Ser, localizado na Avenida Sérgio Guerra, bairro dos Bancários. Telefone para Contato: 3214-2921.