Proteção Social Especial de Alta Complexidade

1. Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes
2. Serviço de Acolhimento para Adultos
3. Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
4. Serviço de Acolhimento para Jovens e Adultos com Deficiência
5. Centro de Formação Cidadã Margarida Pereira

São considerados serviços de Proteção Social Especial (PSE) de Alta Complexidade, de acordo com a Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, que dispõe sobre a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, aqueles que oferecem atendimento às famílias e indivíduos que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos, necessitando de acolhimento provisório, fora de seu núcleo familiar de origem.

Esses serviços visam a garantir proteção integral a indivíduos ou famílias em situação de risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, por meio de serviços que garantam o acolhimento em ambiente com estrutura física adequada, oferecendo condições de moradia, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade. Os serviços também devem assegurar o fortalecimento dos vínculos familiares e/ou comunitários e o desenvolvimento da autonomia dos usuários.

Compõem a PSE de Alta Complexidade, do Município de João Pessoa, o Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoa Adulta, Casa de Passagem; Serviço de Acolhimento Institucional para Adolescentes/Feminina; Serviço de Acolhimento Institucional para Adolescente/Masculina; Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para Adultos e Jovens com Deficiência.

Unidades Públicas:

1- Abrigo Jesus de Nazaré
2- Abrigo Manaíra
3- Abrigo Morada do Betinho
4- Casa de Acolhida Masculina
5- Casa de Acolhida Feminina
6- Casa de Acolhida Adulta
7- Casa de Passagem
8- Residência Inclusiva para Pessoa com Deficiência
9- Centro de Formação Cidadã Margarida Pereira da Silva