Trabalho, Renda e Economia Solidária

DIRETORIA DE TRABALHO, RENDA E ECONOMIA SOLIDÁRIA E SEGURANÇA ALIMENTAR – DESSAN

VEJA OS SELECIONADOS PARA O CURSO DE MARCENARIA BÁSICA 2016

É por meio desta diretoria que a Secretaria de Desenvolvimento Social tem fomentado a geração de trabalho e renda, com ênfase na Economia Solidária como ação integrada às demais políticas do Governo Municipal. As ações criadas a partir desta diretoria têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da população envolvida nos demais programas sociais, ampliando e efetivando os resultados das intervenções.

Instituída em janeiro de 2005, a Política de Trabalho, Renda e Economia Solidária, tem em sua essência o caráter coletivo das experiências, a auto-gestão, mercado justo e a não exploração do trabalho. A política compreende os processos a partir de quatro eixos:

  1. Formação e Qualificação para o Trabalho
  2. Segurança Alimentar e Nutricional
  3. Desenvolvimento Territorial e Sustentável
  4. Assessoria aos Empreendimentos Solidários

Contato:
Telefone:(83) 3218-9244

Segurança Alimentar e Nutricional

Através desse eixo objetiva-se promover a segurança alimentar e nutricional, oportunizando o acesso à alimentação com qualidade, fornecida com regularidade e em quantidade suficiente para nutrir e manter o organismo saudável, tendo como base práticas alimentares que respeitem a diversidade cultural, de forma social, econômica e ambientalmente sustentáveis.

As ações nessa área, além de promover a segurança alimentar e nutricional, promovem a geração de trabalho e renda através de ações mediadas pelo trabalho desenvolvidos junto a agricultura urbana, produção alternativa de alimentos, implantação de unidades que ofertem alimentos a baixo custo que atenda a população em vulnerabilidade alimentar e social, em especial, ao público integrado aos programas e unidades da Prefeitura Municipal de João Pessoa e a programas do governo federal.

UNIDADES:

  1. Banco de Alimentos
  2. Unidade de Distribuição de Alimentos
  3. Cozinhas Comunitárias
  4. Restaurante Popular

Unidade de Distribuição de Alimentos

Distribui gratuitamente pão e leite, à base de soja, à população do bairro do Distrito Mecânico e adjacências – Unidade do Distrito Mecânico.

Endereço: Rua Sebastião Oliveira de Lima, S/N – Distrito Mecânico

Restaurante

Oferece diariamente à população mil refeições de excelente qualidade, ao preço popular de R$ 1,00, a partir das 11h, com um valor nutricional de 1400 calorias.

Restaurante Popular da Lagoa

Parque Sólon de Lucena,196 – Centro – João Pessoa/PB
Telefone: 3214.1958

Oferece diariamente à população mil refeições de excelente qualidade, ao preço popular de R$ 1,00, a partir das 11h, com um valor nutricional de 1400 calorias. Restaurante Popular da Lagoa Parque Sólon de Lucena,196 – Centro – João Pessoa/PB Telefone: 3214.1958

Desenvolvimento Territorial Sustentável

Assessoria aos Empreendimentos Solidários

Objetiva elaborar projetos para apoiar às iniciativas que promovam a geração de renda e a manutenção de postos de trabalho, que gerem políticas públicas em economia solidária, com financiamentos do Governo Federal e outros organismos afins.

A partir dessa assessoria, estão sendo implantadas iniciativas de incubação de empreendimentos solidários que pretendem acompanhar sistematicamente todo o processo de desenvolvimento desses empreendimentos, incluindo os atendimentos pelo Fundo de Apoio Municipal aos Pequenos Negócios do Empreender-JP.

Tem o intuito de implementar políticas de segurança alimentar e nutricional, de qualificação para o trabalho, inclusão produtiva através das Unidades de Produção de Alimentos, do Restaurante Popular e do Centro Integrado de Produção e Qualificação em Marcenaria.