Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua

Proteção Social Especial de Média Complexidade

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), previsto no Decreto nº 7.053/2009 e na Tipificação nacional de Serviços Socioassistenciais, constitui-se em unidade de referência da PSE de Média Complexidade, de natureza pública e estatal, cujo serviço é ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida e alternativas a saída das ruas. Oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

A unidade deve representar espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, deve-se proporcionar vivências para o alcance da autonomia e estimular, além disso, a organização, a mobilização e a participação social

Funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h (exceto fins de semana e feriados).

Publico:

Adultos e jovens, gênero masculino e/ou feminino, cuja única referência de moradia são os logradouros públicos.

Forma de Acesso:

Demanda Espontânea;

Encaminhamentos da Rede de Serviços.

Encaminhado pelo Serviço de Abordagem Social – Ruartes.

Coordenador

José Marcelo dos Anjos Souza

Como nos Localizar:

Rua Treze de Maio, 508 – Centro
Fone: (083) 3214 7881
E-mail: centro_pop_sedes_jp@hotmail.com
E-mail: centropopjp@hotmail.com