Centro de Referência Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência

Proteção Social Especial de Média Complexibilidade

O Centro de Referência Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência-CRMIPD integra a rede de Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único da Assistência Social-SUAS do município de João Pessoa. Foi o primeiro Centro municipalizado do país a oferecer atendimento especializado às pessoas com deficiência. Implantado em dezembro de 2005 pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP, através de uma ação intersetorial integrada entre as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS) e Educação (Sedec), o Centro tem como objetivo a habilitação e a reabilitação, através de serviços especializados, de crianças adolescentes e jovens com deficiência, distúrbio de comportamento e/ou de aprendizagem, buscando dar-lhes condições para o exercício pleno de sua cidadania.

No âmbito da assistência social, como prevê a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), as ações desenvolvidas são voltadas para a valorização, a convivência familiar e comunitária, a inclusão social e o protagonismo dessas pessoas na sociedade. Acompanhados por profissionais de Serviço Social, os usuários participam de encontros, rodas de diálogos e atividades de lazer, para fins de promoção de inclusão da pessoa com deficiência. Oferece cursos de Língua Brasileira de Sinais, para usuários, familiares e comunidade. Bem como: oficinas Psicopedagógicas (Sala de Recursos Multifuncionais, Brinquedoteca, Teatro e Musicoterapia); Fonoaudiologia Clínica; Fisioterapia e Psicologia Clínica; Atendimento Especializado: Avaliações Médicas (Pediatra, Neurologista e Fisiatra) e, orientação e encaminhamento para os demais serviços e programas da PMJP.

Forma de acesso:

O CRMIPD atende a pessoas com deficiência, moradores de João Pessoa e seus familiares. Para acesso, por meio de encaminhamento do sistema de saúde, da rede de assistência e/ou demanda espontânea.

Coordenadora
Juliana Teixeira Coelho

Como nos Localizar

Rua Coronel Otto Feio da Silveira, 161- Pedro Gondim
Telefone: (83) 3218-9807
E-Mail: crmipdjp@gmail.com