Banco de Alimentos

DIRETORIA DE TRABALHO, RENDA E ECONOMIA SOLIDÁRIA

Banco de Alimentos

É uma ação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Governo Federal. Tem como objetivo coletar alimentos fora dos padrões de comercialização, mas que não apresentem nenhuma restrição de caráter sanitário – ou seja, são próprios para o consumo humano – por meio da articulação do maior número possível de doadores, a fim de minimizar as necessidades básicas da população em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional.

Como Funciona

Recebe gêneros alimentícios que estejam fora dos padrões de comercialização, mas que ainda sirvam para o consumo, doados por produtores, supermercados, mercearias, mercadinhos, mercados públicos, padarias e pela população em geral. Esses alimentos serão selecionados, reembalados e distribuídos para entidades filantrópicas, movimentos sociais e comunitários e para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Tipos de Alimentos que Podem ser Doados

  • Alimentos não perecíveis, que podem estar com prazo curto de validade e/ou que não estejam com a embalagem própria para comercialização;
  • Alimentos perecíveis e/ou que precisem ser consumidos de imediato;
  • Excedentes de estoque;
  • Alimentos apreendidos.

Beneficiados

A população beneficiada será a que se encontra em situação de insegurança alimentar e nutricional, agrupada em entidades filantrópicas, comunidades e acampamentos urbanos cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Clube dos Doadores

Os doadores que firmarem parceira com a ação do Banco de Alimentos poderão participar do Clube de Doadores, recebendo certificado, selo e boton, que podem ser utilizados em campanhas publicitárias e divulgações de trabalhos sociais.

Objetivos

  • Redução do desperdício na cadeia produtiva do município e entorno;
  • Distribuir alimentos próprios ao consumo humano para as unidades de programas sociais e entidades filantrópicas, complementando refeições de famílias em situação de insegurança alimentar;
  • Promover atividades de educação alimentar junto às famílias beneficiadas.

Coordenadora do Banco de Alimentos
Mariângela Pinto
E-mail: mariangela_duarte@hotmail.com
Telefone: (83) 3214-5496

Como Localizar

Rua Waldemar Galdino Naziazeno, 233 – Geisel (antiga fábrica da Antarctica)
E-mail: bancodealimentos@joaopessoa.pb.gov.br
Telefone: (83) 3214.6053