Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS)

ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR

Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS)

Objetivo
Desenvolver ações de apoio e fortalecimento à participação efetiva das famílias beneficiárias na implementação do Projeto, através de atividade que promovem a inclusão social e produtiva, tendo em vista garantir a habitabilidade familiar e comunitária, a geração de renda e, consequentemente, a sustentabilidade do projeto.

Missão
Criar mecanismos capazes de viabilizar a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços, a fim de adequá-los às necessidades e à realidade dos grupos sociais atendidos, bem como incentivar a gestão participativa, garantindo a sustentabilidade do empreendimento.

Atividades:

  • Elaboração de Projetos Sociais;
  • Acompanhamento social dos beneficiários com unidades habitacionais;
  • Articulação intersetorial e parcerias;
  • Identificação de perfil sócio econômico;
  • Realização de palestras, oficinas e de cursos profissionalizantes para os beneficiários.

O projeto propõe ações e se desenvolve em quatro eixos pré-determinados que são nomeados da seguinte forma:

Público : Beneficiários de Programas Habitacionais do PAC – Programa de Aceleração ao Crescimento e seus respectivos familiares.

Serviços: Acompanhamento social dos beneficiários – cadastramento em Programas Sociassistenciais – Palestras – Oficinas – Encaminhamento para retirada de documentação pessoal- atendimentos individuais nos Canteiros Sociais – Cursos – Acompanhamento – Monitoramento – Avaliação das ações realizadas

Ações Sistemáticas: Visitas as comunidades, formação de comissões de acompanhamento às obras, Identificação de grupos de idosos e pessoas co deficiência para unidades habitacionais adaptadas, Articulações intersetoriais e parcerias, Elaboração, execução e coordenação de PTTS, Mobilização da comunidade.

MOBILIZAÇÃO O ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA (MOC)

Estimulam a participação ativa, fortalecimento dos segmentos sociais e seus processos de organização e decisão através de ações socioeducativas como: oficinas, palestras e reuniões.

EDUCAÇÃO SANITÁRIA AMBIENTAL (ESA)

Desenvolve-se através de ações que contemplam a produção, coleta e destinação seletiva de lixo, saneamento e abastecimento de água, conservação de imóveis, risco ambiental, poluição atmosférica e sonora, entre outros aspectos relacionados à ecologia, a saúde e ao meio ambiente.

GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA (GTR)

São ações que propiciam formação e qualificação profissional, inclusão produtiva e geração de renda aos moradores, conforme a demanda do mercado, os interesses dos profissionais e as habilidades que forem se destacando no processo de formação e qualificação.

SEGURANÇA COMUNITÁRIA

A partir da participação dos beneficiários, desenvolvem-se propostas de Implantação de policiamento comunitário, de Postos de Polícia com o acompanhamento de profissionais qualificados, tais como assistentes sociais, Psicólogos e outros; iluminação pública; Realização de trabalhos socioeducativos com as comunidades visando à tolerância, a convivência e o respeito á diversidade humana.

Tudo isto está contido num manual da CEF, chamado COTS – Caderno de Orientações Técnico Social. Este trabalho é monitorado através de relatórios mensais com registro de atividades, listas de presenças às reuniões realizadas pela equipe e fotografias destes momentos.

Qualquer atraso nos relatórios implica até mesmo na suspensão dos recursos destinados às obras.

Coordenadora do PTTS / Projeto de Trabalho Técnico Social

Suzionara Soares Pacheco
E-mail: ptts@joaopessoa.pb.gov.br
Telefone: (83) 3218-9239