Atividades da Estação

CIÊNCIA

Planetário – Equipamento localizado no primeiro pavimento da Torre Mirante, que propicia uma viagem através do espaço cósmico e apresenta noções básicas de astronomia.

Caminho do Conhecimento – Localizado na área externa (jardins) da Estação Cabo Branco. O Caminho possui 900 metros, com 12 experimentos científicos que tem a função de interagir com o visitante e propiciar aulas de campo sobre matemática, física, biologia, química e ciência em geral para estudantes e professores das escolas públicas e particulares.

Laboratório de Astronomia – Além do planetário, o Laboratório de Astronomia possui telescópios e lunetas utilizados para aulas de campo e observações astronômicas.

Laboratório de Robótica – No primeiro pavimento, o Laboratório de Robótica propicia aos visitantes exercícios de atenção, memória, lógica e criatividade através da montagem e programação de protótipos.

CULTURA

Terça Tem – Acontece uma vez por mês com apresentações de grupos artísticos.

Estacine – A Estação exibe filmes que estão fora do circuito nacional ou que estiveram em cartaz há pouco tempo. As exibições acontecem aos sábados e domingos.

Fim de Tarde – Acontece no anfiteatro da Estação todos os finais de semana, às 17h30, com atividades culturais de música, cinema, cultura popular e teatro.

Estação Poética – São promovidos recitais de poesia, de música, lançamentos literários e sarais de poesias.

Roda de Leitura – Desperta o interesse pela leitura, em especial no público escolar.

Semana da Ciência e Tecnologia – Objetiva mobilizar a população, em especial crianças e jovens, valorizando a criatividade, a atitude científica e inovação. Possibilita a discussão de resultados e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas.

Arraiá da Estação – Apresentações de quadrilhas juninas, grupos de folclore, de cultura popular, trios de forró pé de serra, priorizando os folcloristas e quadrilheiros.

Estação Criança – São atividades destinadas às crianças de escolas públicas e particulares com exibições de filmes, espetáculos de teatro, animações recreação e brincadeiras. Acontece no mês de outubro.

Semana do Músico – Uma semana com oficinas, workshops e apresentações musicais destinada a músicos, professores e pessoas interessadas em música.

Cantata Natalina – São apresentações, no mês dezembro, de grupos de canto coral adulto e infantil com repertório exclusivamente de músicas natalinas.

EDUCAÇÃO

Aulas de Campo – Atividades pedagógicas compostas pelos núcleos: Laboratório de Astronomia, Caminho do Conhecimento, Laboratório de Robótica e exposições com oficinas artísticas destinadas às instituições educacionais, ONG’s, grupos de idosos e outros.

Visitas Monitoradas – São ações educativas sobre as exposições em cartaz e projetos artísticos, voltados para grupos em geral, com prévio agendamento. Destinadas aos visitantes, turistas e escolas.

Oficinas Artísticas e Pedagógicas – As oficinas acontecem na sala de práticas educacionais e são ministradas pelos arte-educadores da Estação.

Educação Ambiental – Trabalha com a conscientização ambiental junto aos estudantes e o público em geral.

Estação Vai à Comunidade – Tem o objetivo de popularizar o saber científico e artístico utilizando a metodologia interdisciplinar, dinâmica e lúdica. O projeto visa expandir ações educativas da Estação Cabo Branco para as comunidades do município de João Pessoa.