Museu da Ciência

Laboratório de Astronomia

Localizado no primeiro pavimento da Torre Mirante é composto por lunetas, telescópios e projetores para observação. O acesso ao laboratório é feito através das aulas de campo pautada em uma temática especifica do conteúdo curricular (solicitada pelo educador) ou dentre as temáticas propostas pela Estação Cabo Branco, nas quais incluem também a vivência no planetário.

Planetário
O planetário funciona de terça-feira a domingo (nos três turnos), com sessões de hora em hora. Durante a semana a prioridade é para as escolas agendadas para o primeiro horário de cada turno. Nos finais de semana atende ao público visitante em geral.

  • Filme
    PALCO CELESTE –
    (27 minutos) – O filme apresenta um estudo no céu e a repercussão dos seus fenômenos na atmosfera terrestre, que funciona como uma lente de vidro refletindo no céu luzes e cores decorrentes de fenômenos como poluição das luzes da cidade que criam efeitos que chegam a inibir a visão das estrelas, e outros, como o pôr do sol que se origina das luzes do dia refletidas na atmosfera. Um alerta acerca dos fenômenos negativos, tais como a poluição causada pela fuligem, a poeira que se espalham obstruindo a visão dos fenômenos celestes criando uma camada denominada de efeito estufa, cujos efeitos são extremamente danosos a condição humana. Apresenta fenômenos na linha do tempo que marcaram a história da astronomia, como as chuvas de meteoro, e o mais importante o registro ocorrido nas Cataratas do Niagra. Além disso, apresenta o espetáculo da aurora boreal que acontece nas regiões geladas do planeta, cuja combinação de cores representa um espetáculo celeste de beleza sem igual. As muralhas da China e a precisão dos chineses nos registros dos fenômenos celestes são destacados e ainda o cometa Harley na sua expansão pela Terra que só acontece a cada 76 anos, faz ainda uma alusão aos fenômenos considerados OVN´s e por último apresenta uma bela visão da lua e da terra como planetas irmãos.

EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS DO MUSEU DE CIÊNCIA
1º andas da Torre Mirante

CARROSSEL DE CORIOLLIS

Experimento destinado à demonstração de movimentos em referências não inerciais. Como o próprio nome sugere o equipamento tem o formato de um carrossel de parque de diversões. A pessoa subirá no carrossel e vai tentar se manter em equilíbrio e ao mesmo tempo acertar uma bola na cesta de basquete. Este experimento tem o objetivo de explicar que efeito físico, em deslocamento, está acontecendo. Um efeito em deslocamento, na mesma velocidade do giro do carrossel.

BERNOULLI

Demonstra o princípio de Bernoulli de escoamento de fluídos. Ele tenta demonstrar a capacidade que o vento tem de sustentar um objeto no ar. O avião (as asas) sofre a influência desse princípio.

GAIOLA DE FARADAY

Consiste em experimento utilizado para demonstrar a distribuição de carga elétrica em um condutor em equilíbrio eletrostático. Na prática uma pessoa dentro da gaiola eletrizada, não sente nenhuma sensação elétrica. Ela é construída toda em alumínio e possui 22 mil de voltagem. Nela o visitante entra na gaiola e não leva choque. Um monitor de física vai explicar qual o princípio que está fazendo este isolamento ocorrer.

GERADOR DE VAN-DER-GRAFF

Experimento científico destinado a demonstrar o campo eletrostático. Consiste em bola de alumínio compacta em que a pessoa ao colocar as mãos sobre ela não levará choque. O efeito eletrostático, a energia acumulada neste globo, passará para os pêlos fazendo com que fiquem ouriçados. Todos os experimentos recebem o nome de seus inventores.

LABORATÓRIO DE ROBÓTICA

Também localizada no primeiro pavimento da Torre Mirante com robôs em miniatura que utilizando os princípios e recursos técnicos da robótica ajuda ao estudante nos exercícios de atenção, memória, capacidade lógica e criatividade.

CAMINHO DO CONHECIMENTO

Localizado na área externa da Estação, o Caminho possui 900 metros, com doze experimentos científicos que tem a função de interagir com o visitante e ao mesmo tempo propiciar aulas de campo sobre matemática, física, biologia, química e ciência em geral para estudante e professores das escolas públicas e particulares.
Conheça

Para percorrer o Caminho do Conhecimento é necessário um agendamento prévio monitorado realizado no Setor de Gestão Educacional da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes:

Veja o mapa do Caminho do Conhecimento (pdf 115Kb)
De terça a sexta-feira, das 9h00 às 20h00, e nos sábados e domingos das 10h00 às 21h00.
Maiores informações:
Telefones: (083) 3214.8270 – 3214.8303 – 8852.5530
Email: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br

EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS DO CAMINHO DO CONHECIMENTO
JARDINS DA ESTAÇÃO

POLÍEDROS DE PLATÃO

Composto por cinco peças sólidas, formado por um tetraedro, um hexaedro, um octaedro, um dodecaedro e um icosaedro, medindo todos 1,5 centímetros. As peças foram confeccionadas em fibra de vidro estruturada e resina pigmentada. “Na natureza esses objetos surgem nos cristais. Platão percebeu isso há muito tempo atrás e percebeu também que tudo que existe na natureza é constituído por água, terra, fogo, ar e movimento”, explicou Freire que ajudou na concepção e criação dos experimentos.

BICICLETA DA CORDA BAMBA

Construída em aço-carbono com pêndulo de 50 quilos acoplado na parte superior. A bicicleta está suspensa sob um cabo de aço de 10 metros. No local duas plataformas de embarque ou atracadores para o experimento com altura de 1,8 metros do solo e uma proteção lateral de 70 centímetros. Com essa bicicleta é possível o deslocamento do experimentador de um atracador da torre a outro sobre o cabo de aço esticado entre eles. Com isso pode-se demonstrar de forma lúdica as situações de equilíbrio mecânico e centro da massa.

BALANÇOS ACOPLADOS

É o terceiro experimento do Caminho do Conhecimento que demonstra a ressonância e a oscilação pendular com freqüência dependente do cumprimento do balanço. O experimento possui 4 balanços acoplados de tamanhos iguais 2 a 2, com estrutura de tubo galvanizado, acentos de polipropileno denso, relevo de rampa para balanços mais curtos em fibra de vidro estruturada e resina pigmentada.

PÊNDULO DA CORAGEM

Um experimento destinado à demonstração da conservação da energia mecânica. O pêndulo tem uma estrutura de aço com proteção lateral e elevação do pêndulo por meio de mecanismo acionado pelo experimento, com esfera de aço inox 304. De lado da estrutura o experimentador coloca o queixo e tem a sensação de que a esfera chegará até o seu rosto, provocando uma sensação de irá bater, sem que isso de fato aconteça.

XADREZ GIGANTE

Peças de xadrez grandes confeccionadas em resina e fibra de vidro estruturada e pigmentada, com bases cônicas e um tabuleiro pintado em piso cimentado. Neste experimento o professor (a) poderá fazer com os alunos a simulação de jogo de xadrez em proporções gigantes para exercitar o raciocínio lógico.

ESFERA DE UMA TONELADA

Demonstra a minimização do atrito com a formação de uma lâmina d´ água entre a superfície de uma esfera e a calota côncava correspondente. A esfera possui 0,6 metros de diâmetro. Na base uma bomba injetora medindo 0,8 metros de diâmetro com carenagem periférica de aço inox.

SISTEMA DE ROLDANAS

É o sétimo experimento do caminho do conhecimento. O sistema possui três tipos distintos de associações de roldanas, estruturado em tubo galvanizado com guias anelares em polipropileno denso, com limitadores de deslocamento vertical e acentos para o experimentador.

PONTE ROMANA

Este experimento é uma verdadeira aula de arquitetura e engenharia juntas. Ele demonstra a distribuição dos blocos encaixados de modo à forma uma superfície côncava ou conexa e as situações de equilíbrio estático. Os blocos são em fibra de vidro estruturada e pigmentada, cuja justaposição dos blocos forma pentagonais e hexagonais que juntos irão compor uma superfície conexa.

A FLAUTA DE PAN

É um experimento científico da série que emite o padrão das ondas sonoras absorvidas de acordo com o cumprimento de um tubo de PVC rígido de 75 milímetros de diâmetro e cumprimento com variações de 0,4 metros a 1,4 metros.

RELÓGIO DO SOL

Experimento que possui ajuste azimutal para latitude e estações do ano. Foi construído em acrílico e resina de poliéster cristal incolor.

PARABÓLICAS COMUNICANTES

Décimo primeiro experimento da série, que serve para demonstrar a convergência de ondas quando refletidas em uma superfície côncava em resina de poliéster, manta de fibra de vidro. Como um telefone sem fio o experimentador fica de um lado da concha balbucia palavras e o do outro uma segunda pessoa escuta e retorna a mensagem.

GIROSCÓPIO

Destinado a demonstração da composição tridimensional dos movimentos de rotação. O experimento tem estrutura periférica em tubo cilíndrico de aço inox. A parte móvel externa quadrada possui extremidades chanfradas. O setor móvel interno em formato hexagonal, com apoio de pés com regulagem de altura fixada em tudo também de inox, com encosto almofadado para as costas com cinto de segurança regulável.